Estão animados?

 

Abaixo descrevemos alguns critérios e pontos importantes que você precisa conhecer sobre como a Construide funciona e como é implantar uma filial.

 

Depois de ler esses pontos e continuar com o desejo de se inscrever, preencha o formulário que está no final dessa página para que a gente possa te conhecer melhor.

Ficamos muito felizes com esse crescimento, mas ainda estamos em fase de estudo de como essa expansão pode acontecer!

Por isso, primeiro queremos conhecer você que tem esse desejo e disposição de fazer parte de tudo isso.

Temos recebido muitos pedidos de pessoas querendo levar a Construide e o impacto gerado pela construção das moradias para o seu estado.

Expansão Construide

Como falamos lá no começo, ainda estamos estudando como essa expansão acontecerá, mas com as respostas do formulário de inscrição faremos uma análise dos perfis e planos apresentados para planejarmos esse processo de expansão da Construide.

 

Desenvolveremos um treinamento online que será disponibilizado com todo o conteúdo necessário das áreas e processos necessários para construção das moradias, mas tem alguns pontos que já podemos adiantar sobre nossa operação e os perfis que esperamos.

COMO FUNCIONA UMA FILIAL DA CONSTRUIDE?

Perfil profissional de quem vai gerenciar a filial

 

Essa pessoa será a responsável por gerenciar todas as áreas e coordenadores da filial. O perfil necessário para esse papel é de alguém que tenha experiência e espírito empreendedor, liderança de pessoas e processos, bom resolvedor de problemas, comercial e que tem facilidade em fazer conexões.

Ter histórico com trabalhos missionários e voluntariado

 

É importante que as pessoas envolvidas tenham experiência e o coração voltado para causas sociais, pois durante o processo de implantação da filial e execução das obras surgirão momentos em que as decisões partirão de uma experiência e cuidado com as pessoas.

Formação do time de gestão 

 

Formar time com 6 pessoas que serão os coordenadores responsáveis pela execução e bom desempenho de cada área. A operação é dividida nas áreas: Comercial, Obras, Projetos, Financeiro, Recursos Humanos e Marketing.

Rotina de gestão

 

O Gerente e coordenadores da filial precisarão demandar algumas horas diárias para promover a Construide e garantir o funcionamento da operação como um todo, bem como a gestão da obra durante a semana. Além de dispor dos sábados para estarem presentes nas atividades.

Plano de parcerias da região

 

Desenvolver um plano de parcerias com outros empreendedores da região para apoio nas construções: doações financeiras e de materiais, apoio logístico e divulgação.

Plano de captação de recursos

 

Capacidade de arrecadação (financeira ou de materiais) para cumprir o mínimo de obras nos primeiros 3 anos de operação:

- 1º ano: 1 casa

- 2º ano: 2 casas

- 3º ano: 4 casas

Ter espaço para escritório e carro para apoio logístico

 

A operação da Construide precisa de uma certa estrutura para operação comercial e logística. Por isso é importante contar com a disponibilidade de um local para agendamento das reuniões e apoio para todas as áreas. Quanto ao veículo, não há necessidade de ser de uso exclusivo da Construide, algum integrante do time poderá disponibilizar seu próprio carro para dar esse apoio.

Imersão na sede da Construide por um tempo

Depois de alguns passos na avaliação de uma nova filial, uma das últimas etapas é que algum integrante do time passe um período imerso na operação da Construide na sede, em São Paulo. Esse período é importante para que entendam como são a cultura e funcionamento da Construide para serem replicados na sua região.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

Estrutura organizacional

Cada filial representa uma extensão da sede, que opera em São Paulo, por isso todos os projetos e processos de todas as áreas são padronizados.

 

A nova filial caminhará perto da sede, recebendo todo apoio e direcionamento necessário para operação acontecer, mas também é responsável por reportar para Sede os andamentos, decisões e resultados alcançados.

 

A Construide é apresentada como uma organização só, portanto todos os resultados que validamos e apresentamos será em nível nacional somando todas as filiais.

 

Padrão e qualidade das moradias

Como o nome diz, a casa da Construide é padrão (hahaha). E isso quer dizer que temos um projeto completo padronizado que pode ser replicado. Para este projeto pensamos em materiais que são de fácil acesso e que tornam a casa com um custo benefício melhor e que permitem frente de trabalho para o voluntariado. Junto com o treinamento disponibilizaremos o caderno dos projetos com detalhamento necessário para atender o padrão técnico e de qualidade.

 

Os processos internos

Para operação interna, hoje temos alguns processos que são fundamentais para o bom funcionamento e gestão da Construide. As filiais terão todo o apoio necessário para se adequar a esse padrão, mas é essencial que cumpram com essas diretrizes, pois ajudam a garantir o crescimento do impacto, organização interna, bons resultados e transparência para todos os interessados.

 

As áreas

Os gerentes de cada área na sede caminham com os respectivos coordenadores das filiais, afim de apoiar e direcionar tudo o que for necessário para construção das moradias. Abaixo está um resumo do papel de cada um e os perfis necessários para o funcionamento:

 

  • Comercial: pessoa focada em capitação de recursos e parcerias. É quem está em reuniões e fazendo contatos, só pensando em conectar com pessoas e empresas que querem somar no impacto da Construide no seu estado.

  • Obras: é o engenheiro ou engenheira que toca as obras. Pensa em cronograma, orçamento e planejamento, além de visitar as obras durante todo o período de construção e direciona os líderes de mutirão sobre cada atividade que precisa acontecer aos sábados. Essa área também é responsável por alimentar informações no sistema que gerencia as obras e garantir que tudo está saindo conforme o planejado.

  • Projetos: quem revisa e adapta detalhes do projeto padrão antes de começar qualquer obra, além de apoiar o time de obras na execução.

  • Financeiro: anda ao lado de todas as áreas porque é quem cuida de todo recurso e o direciona para atender todas as necessidades. É importante sempre estar por dentro da operação de obras como um todo, pois acompanha o desempenho financeiro do orçamento e gerencia o caixa com sabedoria para que as obras não parem por falta de recurso. Também precisa atender prazos de fechamento e resultados, além de operar a demanda no mesmo sistema que gerencia as obras.

  • Recursos Humanos: responsável pela distribuição dos times de voluntariado e o bem estar de todos eles. É um dos principais apoios da equipe de obras, pois sem voluntários não existe construção de moradias. Está sempre antenado nas necessidade de cronograma e etapas gerais da obra, gerencia as inscrições e o funcionamento geral dos mutirões.

  • Marketing: é quem comunica tudo o que estamos executando nas obras e fora delas. Podemos dizer que é a área que mais demanda atenção e disposição, pois é a responsável por um alto nível de qualidade em tudo o que é feito para comunicar o que a Construide faz e é. Nos mutirões estão sempre captando as melhores imagens e momentos para as redes sociais estarem sempre atualizadas com tudo o que está acontecendo.

Todos do time andam juntos por um único objetivo: impactar vidas. Por isso a comunicação e bom relacionamento é fundamental para a Construide acontecer em qualquer lugar.

Depois de entender um pouco de como funciona a operação da Construide e a implantação de uma nova filial, é a hora de preencher o formulário de inscrição.

É importante que você responda todas as questões com muita atenção e detalhe possível, pois queremos te conhecer o suficiente para se possível continuarmos esse contato.

 

Quando tivermos um plano de expansão melhor definido e o treinamento pronto, entraremos em contato para dar um retorno sobre a sua inscrição

1.

2.

3.

4.